GOV.BR limita acesso robotizado para garantir que serviços fiquem disponíveis a todos
O acesso robotizado à plataforma GOV.BR está limitado desde o último dia 5 de dezembro e, a partir desta segunda-feira (18/12), a limitação passa a ser observada também no acesso ao Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal via GOV.BR. A medida visa garantir a disponibilidade do GOV.BR a todos os cidadãos brasileiros, mitigando problemas de indisponibilidade dos mais de quatro mil serviços oferecidos pelo governo federal.
A nova medida de segurança foi implementada na tela principal de acesso ao GOV.BR, durante validação das credenciais para login. O processo é transparente e sem impactos para o usuário comum.
Caso haja suspeita de acesso não humano, o usuário deverá informar os caracteres que aparecerão em uma imagem aleatória para que ocorra a validação do login.
Em caso de problemas com a conta GOV.BR, ou na utilização da plataforma, os usuários devem utilizar uma página própria disponível no canal de atendimento para esclarecimento de dúvidas.