Herzer & Santos alerta sobre golpe de criminosos que se passam por advogados
A equipe do escritório Herzer & Santos Advogados Associados está alertando seus clientes sobre o golpe que criminosos estão aplicando pelo Whatsapp. Eles estão acessando os celulares e informando que os processos estão concluídos e que o cliente deve enviar um adiantamento ou um PIX para que seja finalizado. “Estamos muito preocupados e estamos orientando para que façam a devida verificação do número do telefone, nos contate e também que façam o Boletim de Ocorrência”, ressalta a sócia diretora do escritório, a advogada Rosângela Herzer dos Santos.
Como ocorrem os golpes – Os golpistas conseguem dados de processos e entram em contato com os autores das ações usando nome e logotipo dos escritórios de advocacia. Alegam que o dinheiro da indenização foi liberado, enviam certidões supostamente emitidas pelo Tribunal de Justiça e pedem dinheiro a título de custas ou pagamento do imposto de renda.
Diante de tantos casos deste e outros golpes, é preciso se proteger com algumas medidas, tais como:
1 – Duvide e questione – Por mais que pareça real, duvide e questione antes de clicar em qualquer link.
2 – Ative a função “confirmação em duas etapas” do app
Ative este tipo de confirmação no seu WhatsApp ou em qualquer app que possua a função. Entre no seu WhatsApp, clique em “ajustes” ou “configurações”, em seguida, clique em “conta” e em “confirmação em duas etapas”. Assim, o seu WhatsApp estará mais protegido, pois quando alguém tentar acessar, vai precisar de um número (PIN) que só você tem.
3 – Não informe nenhum código para quem lhe pedir – Mesmo que digam ser de operadoras de celular, bancos, lojas ou qualquer outro estabelecimento que seja, não passe nenhum código para terceiros.
4 – Cuidado com mensagens de SMS – Não repasse a terceiros os códigos recebidos por SMS e também evite clicar em links de mensagens de SMS.
5 – Sempre desconfie de pedidos de transferência de valores
Em situações em que amigos ou parentes solicitam a transferência de dinheiro ou pagamento de contas, sempre faça um contato através de uma ligação por voz com quem está solicitando os valores. Com isso, será possível confirmar o pedido, por mais urgente que este seja. Quando o seu aparelho é roubado ou clonado, os golpistas se passam pelas pessoas que estão nos seus contatos, usando a mesma forma de tratamento entre vocês.
6 – Em caso de perda, roubo ou clonagem do seu smartphone, bloqueie imediatamente seu número. Avise aos seus contatos, registre a ocorrência em uma delegacia de polícia e troque a senha de bancos, e-mails e de outros serviços importantes que você utiliza.